segunda-feira, 4 de abril de 2011

Tulum - os Maias da Costa

Visão geral de Tulum com El Castillo no detalhe

A cidade maia e o azul do mar

El Castillo com sua posição estratégica

O mar azul do caribe banha a cidade maia de Tulum

A cidade ainda tem prédios bem conservados

Visão geral de Tulum

A cidade maia de Tulum fica a mais ou menos 128 Km ao sul de Cancún e a cerca de 70 km de Playa del Carmen (http://migre.me/5sjVO), na Península de Yucatán, México. Diferente dos maias que viviam longe da costa, estes eram mais informais. As suas construções não eram tão imponentes, nem tão grandiosas. Viveram seu apogeu de cerca de 1200 d. C até quase a chegada dos espanhois, no século XVI.

Os maias da costa utilizavam uma espécie de canoa e navegavam o mais próximo da margem possível, para comercializar seus produtos em Cozumel, Isla Mujeres, Guatemala e centro do México.

Muitos prédios da antiga cidade continuam de pé: templos, casas e castelos de pedra. Caminhar entre as ruinas é imaginar o antigo povo vivendo ali. Merguhar nas águas azuis e cristalinas do mar que banha Tulum, é ursufruir do privilégio que os maias tiveram muitos séculos atrás.

Para ir a Tulum de Playa del Carmen basta pegar uma van. Elas saem a todo instante, assim que enche de pessoas. É só chegar, pagar, entrar e partir.