sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Chegamos em LIVERPOOL e tomamos um SUSTO, Inglaterra:


O que fazer em Liverpool, Inglaterra

Nossa primeira parada na Inglaterra foi na terra dos Beatles. Chegamos em Liverpool, via Amsterdã, em uma linda tarde de outono, com céu azul e temperatura agradável em torno dos 8 graus, depois de quase 20 horas de viagem.
Desembarcamos no John Lennon Airport e a fila da imigração estava imensa, mas descobrimos logo que aquela era a fila destinada aos passaportes da comunidade europeia. O guichê que atendia os demais visitantes tinha apenas um casal de meia idade, nós e um rapaz. 
A mocinha foi educada conosco, nos fez as perguntas de praxe sobre nossa estada na cidade e no país, enquanto checava nossos passaportes e então nos deu as boas vindas.
O que fazer em Liverpool, Inglaterra
Liverpool

O que fazer em Liverpool, Inglaterra
Caminhando do ponto de ônibus ao Formule 1

O que fazer em Liverpool, Inglaterra
Chegando ao Formule 1
Na entrada do aeroporto, com seu Yellow Submarine, pegamos um busão para o Formule 1 Hotel, da Rede Accor, onde ficaríamos hospedados. Sim, estávamos na terra da Rainha! Foi bem estranho andar com o lado do motorista trocado.
Liverpool me pareceu, à primeira vista, uma cidade encantadora. Descemos no ponto próximo ao hotel e caminhamos o resto do trajeto. Chegando lá, nos dirigimos ao Ibis, da mesma rede, que ficava ao lado, pois no Formule 1 não havia recepção. E não era só isso que nossa casa em Liverpool não tinha, como eu descobri, instantes depois.
Na recepção, uma moça nos atendeu, séria, mas eficiente, nos informou que o Formule 1 não tinha banheiro no quarto. Como assim?! Por que eu não chequei isso antes? Confesso que esta é uma frescura que não abro mão quando viajo.
Como o Formule 1 no Brasil tem, eu não me preocupei em verificar. Cansada e com fuso diferente, eu quase chorei. Como não havia alternativa viável, sacudi a poeira e encarei: afinal seriam apenas 2 noites. Em minha cabeça, contudo vinham imagens dos banheiros coletivos que tive que encarar em outros momentos, outras viagens e não foram lembranças agradáveis. 

O que fazer em Liverpool, Inglaterra
Quarto do Formule 1

O que fazer em Liverpool, Inglaterra
Banheiro compartilhado: em uma das portas vaso e pia e na outra apenas o chuveiro
O que fazer em Liverpool, Inglaterra
Pegando toalhas no Ibis Hotel
O quarto era bom, com uma pia dentro, o que facilitava um pouco a logística da higiene pessoal. Para minha sorte, os banheiros eram muito limpos. Eles tinham um sistema de limpeza automática que funcionava muito bem. Havia várias unidades por andar e o vaso/pia era separado do chuveiro e todos independentes.
Mas as surpresas não acabaram por aí. Primeiro percebemos que não havia toalhas e eu tive que voltar ao Ibis para solicitá-las. Depois, louca por um bom banho levei todas as minhas tranqueiras para a portinha que tinha o chuveiro. Liguei. Uns 30 segundos depois ele desligou. Pela segunda vez naquele dia senti vontade de chorar.
Boa brasileira que sou, pensei logo que havia acabado a água. Liguei de novo, por puro desespero e a água voltou a cair. O meu alívio durou mais uns 30 segundos e eu entendi que o chuveiro iria fazer isso comigo sempre e o tempo todo, pois usava sistema de temporizador! Primeiro mundo é isso aí: preocupa-se com o meio ambiente e com o desperdício de água, que por lá não é nada barata.
O que fazer em Liverpool, Inglaterra
Liverpool

O que fazer em Liverpool, Inglaterra
Liverpool

O que fazer em Liverpool, Inglaterra
Cafe Tabac

O que fazer em Liverpool, Inglaterra
English Breakfast no Ibis Hotel
Depois do susto e de me entender com o hotel, relaxei. Fomos caminhar pela cidade, trocar dinheiro (no Post Office) e comer alguma coisa (Cafe Tabac).
No dia seguinte, pagamos para tomar café da manhã no Ibis e não nos arrependemos. Um típico english breakfast com pães, ovos, queijos de sabor forte, sucos, café, frutas e até feijão. E assim, alimentados e preparados, fomos descobrir o que a cidade dos Beatles tinha de especial.
Em tempo: já não existe mais o Formule 1 na Rede Accor.