quinta-feira, 22 de março de 2012

Sabores de GUADALAJARA, México:

Chilaquiles

Las Sombrillas (sob os toldos vermelhos) com a Catedral ao fundo.
Eu já escrevi aqui, em outro post, que considero a gastronomia de um lugar como parte das atrações turísticas. No México esta experiência é intensa. Os sabores mexicanos são fortes e os pratos apenas se parecem com o que temos no Brasil. O meu primeiro encontro com a culinária do país foi em Guadalajara, em um restaurante pequeno com mesas ao ar livre na Plaza de La Liberación chamado Las Sombrillas.

Tínhamos acabado de chegar na cidade e no país. Apenas fizemos check-in no hotel e saimos para procurar um lugar para tomar café. Pedi um chilaquiles: tortillas de maiz (milho) com salsa de tomate, queijo, chilli, feijão e cebolas cruas. O aspecto não era muito bonito e nem tinha cara de café da manhã, mas estava muito bom e foi o suficiente para já entrarmos no clima do lugar. 

A temperatura estava agradável, havia pessoas na praça caminhando para todo lado e estávamos quase em frente a bela Catedral cuja construção foi iniciada em 1542, logo pós a fundação da cidade. No entanto levou dois séculos até ser concluida. Dois terremotos causaram estragos, inclusive nas torres. As atuais, com ladrilhos amarelos, são do século XIX.