quinta-feira, 14 de março de 2013

Indo e Vindo em Bogotá

os micros

os micros parando no meio da rua

caminhar é muito bom

os transmilenios.

Apesar de não ter metrô, deslocar-se em Bogotá é muito tranquilo. Ok, de vez em quando pode rolar uma aventurazinha, mas nada demais. 

Pegar taxi é fácil e barato. Os motoristas são educados, usam taximetro e gostam de conversar. O único problema é no aeroporto, se chegar tarde da noite, porque então eles exploram. 

Se gosta de caminhar, aproveite. A temperatura em Bogotá é quase sempre amena e a cidade não tem muitas ladeiras. Pelo centro tem muita gente caminhando e muitos policiais. Assim como na Zona Rosa, local de restaurantes, bares e lojas. 

Eles tem o Transmilênio, cujas linhas estão sendo ampliadas e que foi inspirado nos ônibus de Curitiba. São aqueles enormes que tem a mola, a sanfona, no meio.

E tem ainda os micro ônibus, para quem curte uma aventura, porque eles estão sempre cheios, todo mundo juntinho e misturado, e não tem ponto. Param no meio da rua e em qualquer lugar. A entrada é pela frente, mas quando lota, o motorista abre o fundo e o pessoal vai passando as moedinhas da passagem até o motorista. Muito solidário e todo mundo ajuda.

Tomamos os micros duas vezes no mesmo dia. A primeira vez cerca da zona histórica, em uma área meio estranha, perigosa. Estava chovendo, era feriado e estava demorando muito para passar o que queríamos.

De repente, um doido começou a esmurrar todo micro que parava na praça onde estávamos. Entrou em um e cuspiu no motorista. Então, o motorista parou o ônibus no meio da rua e saiu com um pau na mão para bater no doido que saiu correndo. Ninguém nem piscou, como se aquilo fosse normal. 

A segunda vez, era noite. Dois policiais pararam um micro verde no meio da rua e pediram ao condutor que nos indicasse o local de descida. Ele gentilmente nos avisou. E como antes, parou no meio da rua. Descemos e fomos desviando dos outros carros até chegarmos sãos e salvos na calçada.

Escolha o meio de transporte que mais te agrada e não esqueça de se divertir. Não importa o que aconteça!