quinta-feira, 21 de março de 2013

Sabores de Colômbia - Parte 2

Trucha con patacón - truta com banana da terra frito
Além de Bogotá, nós visitamos também o departamento de Quindío, o interior da Colômbia.  Lá experimentamos pratos deliciosos como esta trucha con patacón. A truta estava muito bem temperada e sequinha. Os colombianos ao que parece gostam de sabores fortes. O patacón nada mais é que banana da terra frita que eles deixam neste formato e fica muito crocante. E esta combinação estava maravilhosa.
Fríjoles dulces - feijões doces
Experimentei também fríjoles dulces. Estranhei o sabor, o feijão doce. Me lembrou muito vagamente o feijão mineiro. Neste prato tinha também costela de boi, que achei bem gordurosa, arroz branco, arepa e carne moida que tem a textura de nossa farofa, embora o gosto seja mesmo de carne moida.

Bandeja Paisa

Bandeja paisa é um prato muito típico desta região - do Eje Cafetero (zona do café). É um prato farto e cheio de coisa: arroz branco, carne moida, feijão, banana da terra frita, arepa, bacon, ovo frito e às vezes abacate. É uma refeição e tanto e acho que aqui chamaríamos de prato de peão. Inclusive tem este nome -  bandeja paisa - porque originalmente era servido em bandejas por causa da quantidade. Paisa é quem nasce nesta região.
Arepa com manteiga e queijo

Arepa
Café da manhã sem arepa, não é café da manhã. Se bem que esta delícia pode acompanhar qualquer prato. Eu gostava de comer com manteiga e queijo. Era a melhor hora do dia. Feito de farinha de milho e assadinho, era bom demais!
Buñelos

Buñelo
Huuummmmmm. Também servido no café da manhã ou no lanche da tarde é praticamente impossível comer um só. Todo mundo que diz que vai apenas experimentar, quando percebe já comeu uns cinco ou mais. Os que comemos eram de queijo.
Arequipe

E há ainda o arequipe, o doce de leite deles, diferente dos argentinos (meus preferidos), melhor que os chilenos e muito melhor que os brasileiros.



Nesta biboca na beira da estrada comemos torta de choclo. A aparência e a textura lembram a do acarajé que se come em Salvador, na Bahia. O gosto é diferente e sensacional. Foi uma das coisas mais gostosas que experimentei no Vale do Quindío.


Na verdade, estes são somente alguns sabores que experimentamos no Eje Cafetero, na região de Armenia. Há, claro, muitos outros, como as frutas e o suco de lulo. A Colômbia é um país de gastronomia muito rica.