domingo, 4 de maio de 2014

O que LEVAR na MALA ao visitar a Ilha de PÁSCOA no Chile?

O que levar na mala ao visitar a Ilha de Páscoa?

O que levar na mala ao visitar a Ilha de Páscoa? Quando estava arrumando a minha bagagem o que mantive em mente foi que a ilhota é um lugar de pura natureza. Além dela, não havia absolutamente nada.

Eu estive lá no mês de Abril. Os dias não estavam lindos com sol intenso e pegamos chuva em alguns dias, especialmente na parte da manhã, mas algumas vezes em outros períodos também. Não pegamos frio, mas o vento costumava passar com força.

O que levar na mala ao visitar a Ilha de Páscoa?
Rapa Nui
O que levar na mala ao visitar a Ilha de Páscoa?
Tênis confortável para caminhar pela ilha


O que levar na mala ao visitar a Ilha de Páscoa?
Casaco sempre à mão porque o vento pode fazer a gente sentir frio
O que levar na mala ao visitar a Ilha de Páscoa?
Roupa confortável, mochila para lanches e água, casaco sempre à mão e cabelo preso por causa do vento.
A seguir a lista de coisas que levei para Rapa Nui:

1.                roupa confortável e de secagem rápida por causa do risco de pegar chuva. Eu escolhi levar as roupas que costumo usar para fazer atividade física e camisetas mais velhinhas, mais detonadinhas;
2.                um ou dois tênis próprios para caminhar e pedalar;
3.                casaco pois já tinha lido que venta muito por lá;
4.                protetor solar (sempre! no verão ou no inverno);
5.                para quem não gosta de ficar molhado, uma capa de chuva pode ser uma boa ideia. Eu não ligo, portanto não levei;
6.                biquíni: eu terminei não usando porque a água da praia de Anakena estava bem fria e não tive coragem de entrar, mas é sempre bom ter o acessório à mão;
7.                uma coisa super importante que eu sempre carrego comigo para todo lado, mas que na ilha foi salvador: prendedor de cabelo. Como o vento é absurdo, os cabelos ficam de bruxa e todo embaraçado;
8.                uma mochila pequena para levar lanches para o dia, água e outras coisas porque quando saímos para explorar a ilha não encontramos nada além das belezas naturais;
9.                repelente; eu não senti nenhum mosquito ou qualquer outro inseto por lá, mas eles não costumam gostar de meu sangue. Ainda assim seguro morreu de velho;
10.            por fim, meus itens habituais de viagem e higiene pessoal.

O que levar na mala ao visitar a Ilha de Páscoa?
Casaco e cabelo preso: constantes
O que levar na mala ao visitar a Ilha de Páscoa?
Tênis e legging: par perfeito para esta viagem
O que levar na mala ao visitar a Ilha de Páscoa?
Roupa de ginástica: ótima opção
O que levar na mala ao visitar a Ilha de Páscoa?
Correndo por Rapa Nui
O que levar na mala ao visitar a Ilha de Páscoa?
Cabelo sempre preso com grampos, amarradores e lenços porque o vento é furioso
O vento é realmente impressionante em Rapa Nui. Às vezes eu acordava durante a noite achando que tudo ia ser derrubado. Quando o pegávamos de frente, era difícil deslocar, me sentia em um filme de ficção científica na lua. Ele não durava o tempo todo, mas era quase sempre muito agressivo.

A chuva não era menos intensa. Durante o dia e à noite aconteciam pancadas que não duravam muitas horas, mas que eram suficientes para deixar até os ossos ensopados. Na maior parte do dia o sol brilhava, embora não intensamente.

Nesta época do ano o sol nasce tarde, por volta de 08:00 da manhã. Enquanto ele não aparece, tudo fica mergulhado na escuridão quase absoluta. Os postes de rua são raros e como não há casas e hotéis por todo lado, o que vemos é mesmo o breu. 

Este excesso de natureza selvagem, quase intocável, é estranho para quem vive em cidades iluminadas, cheias de trânsito, em que árvores e plantas são cada vez mais raras. Por vezes eu me sentia completamente abandonada diante daquela natureza vigorosa, impetuosa e veemente, mas ao final de um dia envolvida por toda esta energia, me sentia completamente renovada.