terça-feira, 7 de outubro de 2014

SABORES, CORES, AROMAS e TEXTURAS: o que COMER na RUSSIA:

Vamos viajar pelos sabores e cores da Russia?

Blini com caviar vermelho

Blini com salmão e queijo
Blini com cogumelos
Blini (блины) é uma espécie de panqueca, embora a cara lembre o nosso crepe. É um prato muito comum no país, encontrado em muitos cardápios. Eu achei a textura muito viscosa e a massa mole demais. Não gostei.

Logo no meu primeiro almoço na Russia, eu pedi blini com caviar vermelho. Achei muito ruim! O caviar tem um gosto muito acentuado de maresia e não consegui comer. Ainda tentei o de salmão com queijo, mas lamentavelmente o blini e eu não estabelecemos uma relação de amor. Confesso que foi uma decepção depois de ouvir falar tão bem dele.

Salgado russo
Salgado russo de carne
Já com este pequeno salgado russo foi amor à primeira vista! Ou melhor escrevendo: amor à primeira dentada! Delicioso!!! Comi muito e o encontrei em vários formatos: de pãozinho como na foto, de esfiha e de pastel de forno. Ele chama ПиРожок e o recheio pode ser de: carne (мясом), frango (курица), repolho (капустой), batata (картошкой) e maça (яблоком). Nos cardápios em inglês eles estão traduzidos como torta (pie).

Pelmeni com recheio de salmão e molho branco

Pelmeni com cogumelos
O pelmeni (пельмени), este primo do raviolli, é muito gostoso. Como o blini, ele tem uma textura mais molinha, mas não é tão viscoso. Com o recheio e o molho ele fica com um sabor agradável, mas não incluiria entre meus pratos prediletos.

Arroz Pillaf

Arroz Pillaf acompanhando um frango e salada
O arroz pillaf com carneiro (баранина pillaf риса) foi uma deliciosa descoberta. Comi duas vezes e em ambas estava maravilhoso. O ponto do arroz deles é duro, do jeito que eu gosto, e bem temperado sem ser muito forte. 

Ensopado de carneiro
Seguindo ainda a trilha do carneiro: um ensopado com pão. Estava sensacional. Comi pães deliciosos na Russia e este prato especificamente me levou a tempos antigos, cuja descrição costumo ler em livros, em que personagens comem pão com ensopado de carne.

Estrogonofe de carne

Estrogonofe de frango
Estrogonofe (бефстроганов) é de fato uma comida de origem russa e é completamente diferente do nosso em tudo. A única semelhança é o nome. Servido com purê de batatas, a carne (ou frango) não boia no creme de leite. São mais enxutinhos. Gosto muito do prato brasuca, mas o russo não deve nada ao nosso. Maravilhoso!

Borshch com blini
Borshch ou борщ ou sopa de beterraba foi outra delícia que experimentei no país de Putin. Ela é forte, muito saborosa e facilmente encontrada. Olhando para as mesas ao meu redor, nos restaurantes, percebi o quanto era comum, no almoço ou jantar, a sopa estar acompanhada de algum outro prato, como na foto. Além da beterraba ela leva também: repolho, cenoura, pepino, cebola, tomate, batata, vinagre, alguma carne e nata azeda, mas há variações. 

Massa com legumes e carne

Lasanha de carne
Comi massas excelentes: leves e saborosas. Com molhos e recheios simples e triviais, fico com água na boca só de me lembrar.

Vitrine de doces

Doce de damasco

Chá russo

Café russo
Doces, chá e cafés são um capítulo à parte no país. São muitas as cafeterias espalhadas pelas cidades e há muita variedade destas três delícias. 

Os doces são menos doces que no Brasil, o que me agrada muito. Eles derretem na boca. O que eu mais gostei é que há muitas opções em tamanho pequeno, na medida para acompanhar um café ou um chá.

Os chás são perfeitos. Os mais deliciosos que já tomei e sou uma consumidora voraz de chá. Eles são muito aromáticos e de sabor muito forte. A quantidade servida é sempre para duas xícaras.

Ao contrário dos chás, os cafés costumam ser fracos. Pelo menos para o meu paladar que prefere os mais encorpados. Eles são servidos muito quentes.

Red Square: símbolo russo
Passear pela gastronomia de um país é uma atração turística que eu adoro. Estimular a visão, o olfato e especialmente o paladar com novas sensações é uma das experiências que guardo comigo quando volto para casa. E a Russia me proporcionou momentos memoráveis e sabores inesquecíveis.