quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Mais algumas PALAVRINHAS sobre São PETERSBURGO, a cidade dos CZARES, Rússia


Assim, como em Moscou, os metrôs de São Petersburgo são uma preciosidade e vale sim, e muito, nos perdermos por eles, sem rumo, sem destino, nos deixando levar apenas por suas beleza, por suas particularidades, descobrindo a identidade de cada um. Eles também tem longas escadas rolantes que nos levam muito fundo, sob a superfície. É importante ter um mapa nas mãos com os nomes das estações em cirílico e em inglês. Nós conseguimos nosso no Hotel Ibis

As senhoras russas
Percebem na foto, no canto esquerdo, uma senhora sentada? Ela é russa que, para complementar a renda mensal, trabalha nos museus da cidade. Elas são adoráveis e talvez elas sejam o que há de mais encantador na Russia. Dificilmente encontrarás alguma delas que fale inglês, mas elas me ajudaram e acolheram com a maior simpatia do mundo. Muitas me pegaram pelo braço para me levar até onde eu queria ir. Ganhei sorrisos e ternuras. Elas me conquistaram.

Quando saímos do metrô em São Petersburgo, para pegar a van para o aeroporto, havia senhorinhas e senhorezinhos vendendo coisas, como meias e luvas. Havia uma que estava vendendo maçãs e outras frutas. Estava frio. O que me doeu o coração foi ver a expressão no rosto deles: tristeza e cansaço!

Nós e a Bela Petersburgo
Achei São Petersburgo mais informal e relaxada que Moscou. Aqui encontramos mais pessoas falando inglês, ainda que não muito fluente, assim como mais ruas com nomes em alfabeto romano. A cidade também é mais fria: no verão, apesar de dias bonitos e ensolarados, a temperatura esteve em torno dos 15 graus. 

Minha maior dificuldade aqui, como em Moscou, foi conseguir me comunicar a respeito do adoçante. Eles não conseguiam entender o que eu estava pedindo, por mais mímicas malucas que eu fizesse e por mais que usasse a minha imaginação para me fazer entender. 

Então, quando um abençoado entendeu o que eu queria e me trouxe adoçante, em vez de açúcar, eu tive a ideia de fotografar para mostrar em outros momentos de aperto. O que aconteceu? Quando eu mostrava a foto eles achavam que eu estava pedindo a mesma marca e mesmo formato e me informavam que não tinha. Pior, não me traziam outra marca!! Por causa desses russos, simpáticos e sem jogo de cintura, que hoje eu só tomo café puro.