quinta-feira, 20 de outubro de 2016

A Igreja do ESPÍRITO SANTO, um bom café e CERVEJA, o que VER em MUNIQUE, Alemanha:

Igrejas O que ver em Munique Alemanha
Heilig-Geist-Kirche

Igrejas O que ver em Munique Alemanha
Igreja do Espírito Santo com "A Descida do Espírito Santo"
Saindo do Viktualienmarkt entramos na Heilig-Geist-Kirche, construída no século XIII, em estilo gótico, sendo ela, naqueles anos, a Igreja Paroquial do Hospital que levava o mesmo nome: Hospital do Espírito Santo.

No século XIV um incêndio destruiu o hospital, assim como a Katharinenkapelle, como então a igreja se chamava. Foi a partir daí que ela ganhou esse estilo gótico que vemos hoje.

No século XIX, o hospital foi demolido para dar lugar ao Viktualienmarkt. A igreja foi muito danificada durante a Segunda Guerra, com sua restauração sendo iniciada na década de 1950.

A parda Heilig-Geist-Kirche não me marcou ou encantou especialmente, nenhum elemento me ficou no olho, apesar dos belos afrescos em estilo rococó em seu interior, que datam do século XVIII e do altar mor, onde podemos ver uma pintura do século XVII: A Descida do Espírito Santo de Ulrich Loth.

A simpática Bäckerei Riedmair

Cafeterias café doces O que comer em Munique Alemanha
Bäckerei Riedmair: doce e café

Cafeterias Café Onde comer em Munique Alemanha
Bäckerei Riedmair - roupas típicas

Hard Rock Café Onde comer em Munique Alemanha
Hard Rock Café
Estava na hora de tomarmos um café! Entramos na simpática Bäckerei Riedmair (Orlandostr. 1). Um moço nos atendeu no balcão, pedimos café e um doce de damasco, meu vício atual. Não estava particularmente gostoso, com a massa um pouco seca, mas valeu cada minuto que passamos ali, esquecidos do tempo. 

Já tínhamos notado pela cidade muitas pessoas vestindo calções marrons com suspensórios, uma vestimenta caricata, em meu imaginário.

Fiquei pensando se era alguma data comemorativa, mas o atendente na cafeteria nos explicou que aquele tipo de roupa é muito comum na vida cotidiana da zona rural da Bavária e que durante os fins de semana, moradores em Munique saem vestidos assim, naturalmente, sem nenhuma outra razão além da vontade. Cultura. 

A dois passinhos da Riedmair está o Hard Rock Café (Platzl 1) e passamos por ali para comprarmos camisetas com o nome da cidade: mais uma para nossa modesta coleção.
Cervejarias Onde beber em Munique Alemanha
Cervejaria Wirtshaus Ayingers

Cervejarias Cerveja Onde beber em Munique Alemanha
Cervejaria Wirtshaus Ayingers

Cervejaria Wirtshaus Ayingers Cerveja Onde beber em Munique Alemanha
Cervejaria Wirtshaus Ayingers
Em seguida entramos na Wirtshaus Ayingers, para uma cerveja. O lugar é uma delícia e não turístico. Talvez porque em frente esteja a Hofbräuhaus, muito mais famosa e entupida de gente e barulho.

Eu fujo de multidões e quando vi que em frente havia uma cervejaria, onde o barulho que eu ouvia era o da cerveja sendo tirada, achei aquele lugar um oásis. O idioma predominante era o alemão: ou seja, nada de turistas.

O prédio é lindo e seu interior possui uma decoração típica que te puxa para o antigo, mas que não ignora o presente com o moderninho podendo ser visto um tantinho assim pelo lugar.

Sentamos no balcão e olhamos a vida passar, sem rasuras, sem pressas, sem imperfeições. As meninas foram muito atenciosas e sorridentes e as cervejas, claro, estavam perfeitas!