terça-feira, 4 de outubro de 2016

Como CHEGAR ao Campo de CONCENTRAÇÃO DACHAU (KZ-GEDENKSTÄTTE Dachau), Alemanha:

Munique
Munique
No dia em que chegamos à Munique, vindos de trem desde Nuremberg, visitamos o primeiro Campo de Concentração criado pela Alemanha Nazi, em 1933: Dachau.

A cidade de Dachau, que abrigava o campo, hoje um memorial para os 32.000 prisioneiros mortos ali, fica distante de Munique 20 quilômetros e é possível chegar até lá com o trem regional (S-Bahn) em uma viagem que dura menos de meia hora.

Como chegar em Dachau Alemanha
Descendo para o Hauptbahnhof em Munique

Como ir de Munique a Dachau Alemanha
Comprando os bilhetes para Dachau nas máquinas no Hauptbahnhof

Transporte público em Munique Alemanha
As máquinas são fáceis de serem usadas

Como chegar em Dachau Alemanha
Group Day Ticket
No Hauptbahnhof, estação central de Munique, nós compramos nossos bilhetes nas máquinas. Elas são muito fáceis de serem manuseadas e, além disso, as instruções estão disponíveis em alemão (claro!), inglês, espanhol, italiano, francês, turco, japonês e russo.

Optamos pelo bilhete Group Day Ticket (para grupos de até 5 pessoas, sendo que duas crianças entre 6 e 14 anos valem 01 adulto – 7,70 euros cada) válidos por aquele dia até às 6 horas da manhã. 

Como ir de Munique a Dachau Alemanha
Acesso à estação de trem linha S2

Como ir de Dachau até Munique de trem
Esperando o trem

Ponto de ônibus em Dachau
Ponto de ônibus em Dachau
Na estação de trem central (Hauptbahbhof), utilizamos a linha S2 (S-Bahn = Stadtschnellbahn = trem rápido suburbano), direção Petershauser. Ele estava vazio naquele sábado. Descemos na estação central de Dachau e fomos até o ponto de ônibus que fica quase em frente.

Ali havia bastante gente esperando o ônibus 726 (KZ – Gedenkstätte), que não demorou a chegar e que nos deixou na entrada do campo, cerca de 20 minutos depois.

É obrigatório validar os tickets nas máquinas que ficam dispostas na estação, antes de entrar no trem, e basta mostrá-los ao motorista ao entrar no ônibus. Os bilhetes são válidos nas duas cidades para metrô, trem e ônibus. 

É possível chegar ao campo também caminhando pelo Caminho da Recordação que nos guia desde a estação central de Dachau até o Memorial, levando cerca de 30 minutos. Ele é marcado por paineis informativos e segue a mesma rota que os prisioneiros eram obrigados a fazer quando chegavam de trem à cidade.

O Campo de CONCENTRAÇÃO DACHAU, Alemanha - Como CHEGAR:
Dachau - o campo de concentração

O Campo de CONCENTRAÇÃO DACHAU, Alemanha - Como CHEGAR:
Lanchonete em Dachau
Campo de Concentração Dachau
Cartazes dispostos pelo Campo de Concentração Dachau
Já no memorial nós caminhamos até o edifício central, onde estão localizadas a recepção e uma ampla cafeteria, onde nós almoçamos. Havia opções de lanche e refeição. Como não queríamos perder tempo, comemos um sanduíche e tomamos um café.

Na recepção, alugamos áudio guias (3,50 euros cada) disponíveis em diversos idiomas, a saber: inglês, francês, alemão, hebreu, italiano, polonês, russo, espanhol e português de Portugal. 

O áudio tour não é indispensável, pois há informações em inglês dispostas pelo campo e algumas áreas são intuitivas, mas para mim, ele fez toda diferença ao me fornecer detalhes do terror que aconteceu dentro daquelas fronteiras. A entrada é gratuita.

Dachau
Saindo de Dachau - esperando o ônibus

O Campo de CONCENTRAÇÃO DACHAU, Alemanha - Como CHEGAR:
Dachau - o tempo começa a virar

O Campo de CONCENTRAÇÃO DACHAU, Alemanha - Como CHEGAR:
Ponto de ônibus em Dachau - a chuva começa a cair

O Campo de CONCENTRAÇÃO DACHAU, Alemanha - Como CHEGAR:
Plataforma do trem em Dachau

O Campo de CONCENTRAÇÃO DACHAU, Alemanha - Como CHEGAR:
Plataforma do trem em Dachau
Para regressar para Munique fizemos trajeto parecido: voltamos ao ponto de ônibus na entrada do memorial e esperamos pelo mesmo ônibus 726 que demorou mais ou menos meia hora para chegar.
Enquanto esperávamos, começou a ventar e o calor escaldante que nos sufocou durante todo o dia, deu lugar a uma temperatura mais amena, quase fria.
Quando chegamos ao ponto de ônibus, quase em frente à estação de trem, a chuva caiu. Na plataforma, que era aberta, continuou ventando e a temperatura baixou ainda mais, começando a ficar desconfortável. O trem demorou mais ou menos 10 minutos para chegar.

O Campo de CONCENTRAÇÃO DACHAU, Alemanha - Como CHEGAR:
Chuva forte em Munique

O Campo de CONCENTRAÇÃO DACHAU, Alemanha - Como CHEGAR:
Piquenique no hotel
Por causa da chuva, não descemos no Hauptbahnhof, pois molhada e com frio, precisava trocar de roupa. Saímos então na Donnersbergerbrücke que parecia estar no meio do nada. A chuva havia apertado e não tínhamos ideia de onde estávamos e em que direção ficava o hotel.

Era um bairro residencial, desses voltados para dentro, formando pequenas praças e ruas estreitas. Não encontrávamos a avenida principal, e nem pessoas para nos orientarem, até que vimos um mercado e resolvemos entrar para fugir da chuva.

Diante da hora e do tempo julgamos conveniente comprarmos nosso jantar ali, em vez de ir para o centro de Munique para comermos. Compramos sanduíches, frutas e cerveja para nosso piquenique no hotel.

Na porta do mercado, com a chuva ainda caindo forte, Léo parou um instante e determinou o caminho que devíamos seguir. Aproximadamente cinco minutos depois estávamos no Ibis. Não sei como ele consegue fazer essas coisas: GPS potente ele tem na cabeça. 

Campo de Concentração de Dachau:

Como Chegar:

Trem regional (S-bahn) em direção a Petershausen – linha S2 na Estação Central de Trem de Munique (Hauptbahnhof). Descer na Estação Dachau.

Chegando à estação em Dachau, o ônibus 726 em direção a Saubachsiedlung o deixará na porta do memorial (KZ-Gedenkstätte).

Horário de funcionamento:

Diariamente das 09:00 às 17:00, exceto 24/12. 

Entrada gratuita. Áudio guia, 3,50 euros.