terça-feira, 18 de outubro de 2016

FRAUENKIRCHE, Peterskirche, VIKTUALIENMARKT: o que VER em MUNIQUE, Alemanha:

Frauenkirche O que ver em Munique Alemanha
Frauenkirche
Depois do almoço e de nosso encontro arrebatador com a esplêndida Marienplatz, com a pancinha cheia e a alma também, porque nada como uma boa refeição em um lugar bacana, nós fomos queimar calorias batendo mais perna por Munique, além de pagarmos nossos pecados da gula visitando mais duas igrejas: Frauenkirche e Peterskirche.
Frauenkirche O que ver em Munique Alemanha
Frauenkirche
Frauenkirche O que ver em Munique Alemanha
Frauenkirche


Frauenkirche O que ver em Munique Alemanha
Frauenkirche
Frauenkirche é um dos símbolos de Munique, com suas duas torres gêmeas embelezadas com chapéus esverdeados, que podem ser vistas de muitos pontos da cidade.

Construída em 1468 em estilo gótico, levou 20 anos para ser concluída. O plano inicial era fazer torres semelhantes a da Catedral de Colônia, o que não foi possível pela falta de recursos. Assim, em 1525 a Igreja de Nossa Senhora ganhou as cúpulas atuais.

As torres possuem 99 metros e por conta de um decreto municipal, nenhum prédio pode exceder em altura a Frauenkirche e assim, nenhum edifício nas redondezas é mais alto que ela.

Sede da Arquidiocese de Munique, aqui estão enterrados o Imperador do Sacro Império Romano Germâncio Ludwig IV, membros da dinastia Wittesbach, além do último rei da Baviera Ludwig III. 

Frauenkirche O que ver em Munique Alemanha
Frauenkirche - de onde o diabo espreitou a igreja e achou que não havia janelas

Frauenkirche O que ver em Munique Alemanha
A pegada do diabo em Frauenkirche
Por dentro ela não surpreende, não tem nada de extraordinário, mas possui uma interessantíssima fábula, tornando essa igreja extremamente atraente.

A lenda dá conta que diante da finalização da construção de Frauenkirche, quando ela ainda não havia sido consagrada, o diabo sorrateiramente foi conferir o resultado, através do portão principal, sentindo-se entre curioso e aborrecido.

Colocando-nos nessa posição, diante do tal portão, podemos ver mais ou menos o que o Diabo viu: uma igreja sem janelas. A diferença é que atualmente, ao fundo, conseguimos enxergar um vitral colorido por onde passa a luz.

Entretanto, quando foi erigida, em frente ao vitral havia um enorme altar Renascentista com a imagem da Anunciação, que impedia essa visão e assim permaneceu até 1860.

Pois bem, diante da igreja sem janelas, o Diabo começou a gargalhar. Se embolando de rir ele disse: um prédio sem janelas não é útil!

Ele então se sentindo triunfante, estampou no chão sua pegada! Uma pegada negra que está lá até hoje! Contudo, quando ele deu um passo à frente, viu inúmeras janelas e percebeu que ele era o perdedor. Elas foram estrategicamente bloqueadas pelo arquiteto por uma fileira de colunas.

Furioso, ele transformou a si mesmo em uma ventania com intenção de colocar o prédio abaixo, mas falhou e até hoje é possível ouvir o vento que corre uivando entre as torres. Adentre Frauenkirche, por sua conta e risco, se tiver coragem e ouça a cólera do Diabo. 

Peterskirche O que ver em Munique Alemanha
Peterskirche

Peterskirche O que ver em Munique Alemanha
Peterskirche 
Peterskirche é bonita. Possui um teto enrugado enfeitado por lindos afrescos em tons pastel. Ela é a igreja mais antiga de Munique com sua construção datando do século XI, tendo sido ampliada e modificada tantas vezes que hoje vemos uma mistura de estilos. Talvez daí venha sua beleza. 

É permitido subir até a torre de mais de 90 metros, onde, dizem, tem-se uma belíssima vista da cidade, 360 graus. Para ter acesso a tamanha beleza, no entanto, o valente interessado terá que encarar mais de 300 degraus, lembrando que ao estilo medieval.

Não subimos, mas por conta de todas as outras torres que Léo e eu já enfrentamos em nossas andanças pelo mundo, posso afirmar que sempre vale à pena. É uma forma de entender a cidade: de outro ângulo. Portanto, subir as escadarias da Igreja de São Pedro, está em minha lista de “Por que tenho que voltar à Munique”.

É possível visitar a torre de segunda-feira a sexta-feira entre as 9:00 e as 18:30, e sábados e domingos entre as 10:00 e as 18:30. O valor do ingresso é de 2,00 euros para adultos e para crianças e estudantes é de 1,00 euro.

Viktualienmarkt O que ver em Munique Alemanha
Viktualienmarkt

Viktualienmarkt O que ver em Munique Alemanha
Viktualienmarkt - quase vazio e triste

Viktualienmarkt O que ver em Munique Alemanha
Viktualienmarkt com um outro box aberto

Viktualienmarkt O que ver em Munique Alemanha
Viktualienmarkt com a Frauenkirche e a velha prefeitura ao fundo
Seguimos em frente e caímos no Viktualienmarkt, o mercado de rua de Munique, com mais de 200 anos de existência, onde podemos encontrar  frutas, queijos, vinhos, especiarias, salsichas, embutidos, frutos do mar e os tradicionalíssimos biergarten, além de artesanato e flores.

Quando ali chegamos, eu fiquei extremamente decepcionada. Achei um lugar triste, com poucos lugares abertos, quase sem movimento. Onde estava toda aquela explosão de cores e aromas que eu tanto havia lido e buscava naquele momento?

Perambulamos um pouco pelo lugar, minha pesada frustração arrastando-se atrás de mim. Em minha infinita leseira, demorei de entender o problema: era domingo!  

O mercado funciona de segunda a sábado. De segunda à sexta, das 10 às 18:00 e aos sábados, das 10 às 15h, sendo que alguns boxes variam o horário, fechando um pouco mais cedo ou mais tarde.


Mapa o que ver em Munique Alemanha
Nesse trecho andamos cerca de 1 quilômetro