domingo, 6 de novembro de 2016

A KAROLINENPLATZ e a Praça das Vítimas do Nacional Socialismo, 3° Reich, o que VER em MUNIQUE, Alemanha:


Iniciando o caminho de volta para o hotel, uma vez que nosso tempo estava se esgotando rapidamente, passamos pela Karolinenplatz, localizada do outro lado da Königsplatz, completando assim nossas andanças pelo quarteirão nazista naquela manhã de segunda-feira, nosso último dia em Munique.

Karolinenplatz O que ver em Munique Alemanha nazismo
Prédios elegantes nos arredores da Karolinenplatz

Karolinenplatz O que ver em Munique Alemanha nazismo
As redondezas da Karolinenplatz

Karolinenplatz O que ver em Munique Alemanha nazismo
Proximidades da Karolinenplatz - elegância por todo lado

Karolinenplatz O que ver em Munique Alemanha nazismo
Karolinenplatz e o obelisco
A Karolinenplatz é uma bonita praça em formato circular (aliás, essa área toda é marcada pela elegância e beleza clássica), com um obelisco de 29 metros no centro que homenageia os bávaros mortos na guerra de Napoleão, quando lutaram lado a lado contra os russos em 1812.

Posteriormente, entre 1813 e 1814 os bávaros lutaram contra os franceses por sua libertação. O obelisco representa os dois lados da relação entre Baviera e França.

Em torno da Karolinenplatz vemos belos edifícios: clássicos, antigos, deslumbrantes e muito elegantes, onde vários deles abrigam equipamentos públicos e instituições administrativas.

Na era nazista, aqui ficava a casa onde funcionava a Suprema Corte do NSDAP – Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, para julgar e resolver questões internas do partido. Uma maneira que Hitler encontrou de acabar com qualquer tentativa de oposição interna. 

Platz der Opfer des Nationalsozialismus – Praça das Vítimas do Nacional Socialismo O que ver em Munique Alemanha
A Platz der Opfer des Nationalsozialismus – Praça das Vítimas do Nacional Socialismo

Praça das Vítimas do Nacional Socialismo O que ver em Munique Alemanha
Monumento em homenagem às  vítimas do Nacional Socialismo
Dali, paramos na Platz der Opfer des Nationalsozialismus – Praça das Vítimas do Nacional Socialismo, uma pequena praça, com uma área verde que pode passar despercebida aos transeuntes desatentos. Nela encontramos uma coluna negra de chama eterna.

Para um olhar indiferente ou distraído pode parecer apenas uma coluna, um monumento sem apelo, inútil até, mas para mim, toda a estrutura, da forma como está disposta e construída configurou representação de tortura, de dor, de sofrimento.

O que ver em Munique Alemanha
Voltando para casa - ruas de Munique
Voltamos então para o Ibis Hotel, em passos acelerados, praticamente correndo, pois nos demoramos mais do que devíamos perdidos nas sombras do passado e ainda tínhamos que fechar as malas e partir para a Hauptbahnhof. Havia um trem à nossa espera. Infelizmente era hora de dizer adeus a Munique e à Alemanha.

Foram dias sensacionais passados na Baviera e me despedi com lágrimas nos olhos e saudade pesando o coração.