terça-feira, 8 de novembro de 2016

TREM de MUNIQUE para FRANKFURT am Main, Alemanha:

Trem Munique Alemanha
Estação de trem de Munique - despedida da Baviera
Nada dura para sempre e assim nossa viagem pela Baviera chegou ao fim. Foram poucos e maravilhosos dias em que pude descobrir um pouco da cultura e da história alemã, bem como ver in loco, coisas que estudei na escola.

Foram apenas oito dias, onde passamos cinco em Nuremberg, cidade pela qual me encantei fortemente, um em Dachau visitando o primeiro campo de concentração criado pela Alemanha Nazi e uma tarde, além de parte de uma manhã em Munique, cidade que terminou me cativando por sua energia e arquitetura.

Eu vivi intensamente, buscando absorver tudo o que eu podia. Fomos muito bem recebidos. Descobrimos um povo simpático, agradável, conversador e risonho, o que foi uma grande surpresa. Encontramos boa gastronomia e memórias expostas para quem quiser conhecer.

Mas era hora de dizer adeus, ou até breve; quem sabe do futuro, afinal? Nosso voo para o Brasil saía de Frankfurt, então pegamos um trem do Hauptbahnhof de Munique até Frankfurt am Main, no mesmo dia do embarque. 
Trem Munique Alemanha
Site da Bahn

Trem Munique Alemanha
Assentos open saloon


Trem Munique Alemanha
Luminoso acima do assento que indica que a poltrona 32 está reservada no trecho Nuremberg - Munique. O assendo 34 entretanto não está reservado e pode ser ocupado. 

Compramos as passagens ainda no Brasil, pelo site da Bahn, a companhia ferroviária alemã (Deutsche Bahn – DB). O site tem a opção em inglês e o passo a passo foi simples.

Decidimos por assentos lado a lado (open saloon), mas havia a alternativa open saloon with table que são as poltronas que compartilham uma mesa: dois de um lado e dois de outros, com um par viajando de costas.

Nosso passaporte não é aceito como documento de identificação pelo site da Bahn; no momento em que o sistema o pede nós ignoramos e selecionamos o cartão de crédito que efetuará a compra. 

Com o processo finalizado, os tickets online são enviados por e-mail e basta imprimir. Eles foram apresentados junto com o cartão de crédito que utilizamos, dentro do trem, para o ferromoço.

Nós optamos por reservar assentos quando compramos nossos bilhetes e pagamos mais 4,50 euros por isso, mas a tranquilidade de não precisar mudar de lugar valeu o preço.


Para quem não tem interesse em pagar mais para reservar assentos, ao entrar no trem deve observar o luminoso que indica quais os trechos em que aquelas poltronas estão reservadas e buscar as que estão disponíveis, lembrando que o luminoso mostra trecho a trecho, o que significa que em algum momento você poderá precisar trocar de lugar. 

Outro item de fundamental importância no momento da compra de passagens de trem é saber exatamente o nome da estação de onde queremos partir e em qual queremos chegar porque muitas cidades têm mais de uma estação.

Estação de trem de Munique
Estação de trem de Munique

Estação de trem de Munique Alemanha
Estação de trem de Munique

Estação de trem, Munique Alemanha
Posicionada no local onde irá parar o trem e o vagão referente aos nossos assentos. 
Trem Alemanha Munique
Mapa informativo sobre os trens

Trens Alemanha Munique
Bagageiros dos trens alemães

Trem, Munique Alemanha
Trem = praticidade
Os bagageiros eram ótimos e espaçosos para malas de tamanho razoável. Observei viajantes passando sufoco porque carregavam malas imensas que não cabiam no espaço acima das poltronas destinado às bagagens, tendo com isso que viajar de pé, perto das portas de acesso.

Há banheiros disponíveis nas extremidades dos vagões. Um funcionário da companhia passa vendendo café e lanches rápidos. Eu prefiro sempre comprar na estação e levar à bordo pois os valores costumam ser melhores. 

Na mesma plataforma passam trens para diversos destinos. A informação sobre o que está parado naquele momento e os que chegarão em seguida, está disponível em painéis posicionados no alto das plataformas. 

Nos bilhetes que imprimimos após a compra na internet, encontramos todos os dados que precisamos saber como qual o nosso vagão. Na estação está exposto um mapa com informações referentes ao trem, como o posicionamento do carro na plataforma. Na hora em que ele chega é interessante já estarmos posicionados, uma vez que a parada costuma ser rápida.

Para aqueles que não conseguirem descobrir onde o seu vagão irá parar, basta entrar em qualquer um e caminhar por dentro do trem. Aqui é preciso ficar atento a um detalhe: trens diferentes, com tamanhos desiguais, podem fazer a mesma rota no mesmo horário em dias da semana distintos, então terá posicionamentos diferenciados na plataforma.

Eu sou uma apaixonada por trens: os acho práticos, confortáveis e rápidos. Durante a viagem vou observando e absorvendo a paisagem, escrevendo, lendo um livro ou comendo alguma coisa. Não preciso me preocupar com o trajeto ou com a estrada. 

Estação de trem de Munique Alemanha
Comprando comida na estação de trem de Munique

Estação de trem de Munique Alemanha
Léo comendo na estação de trens de Munique

O que comer Munique Alemanha
Burger com salada de batata

O que comer Munique Alemanha
Sanduíche à bordo

Frankfurt am Main Aeroporto alemanha
Frankfurt am Main
O trem de Munique para Frankfurt saiu com 20 minutos de atraso colocando em cheque a famosa precisão alemã. Por conta de atrasos que podem ocorrer e ocorrem com frequência, é sempre bom comprar com um espaço largo entre a chegada e nosso compromisso. Voamos de Frankfurt somente à noite, mas chegamos ao aeroporto no inicio da tarde.

A viagem durou cerca de 2 horas e foi muito tranquila. Aproveitei para registrar aquela manhã que passeamos pelo quarteirão pardo e para almoçar.

Estações de trem costumam ser ótimas para comermos algo: sempre tem quiosques e lanchonetes com boa comida para nos deliciarmos. Na estação de Munique escolhemos o Vinzenzmurr para um lanche. Léo, guloso, comeu ali mesmo uma espécie de burger com salada de batatas.

Eu pedi para viagem e escolhi um sanduíche de wurst (salsicha) com muita mostarda (2,80 euros). 

Chegando ao aeroporto Frankfurt am Main, fomos direto ao balcão da Condor fazer o check-in e iniciar os procedimentos finais para dizermos até “Auf bald München“.