segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

HAARLEM, como CHEGAR desde AMSTERDAM, Holanda:

Holanda Cidades Haarlem
Em frente ao Ibis Hotel
O dia amanheceu gelado e não bastasse isso, neblinado. Eu gosto muito desse clima cinzento, pois me remete aos inúmeros romances que li ao longo da vida: sinto-me uma personagem prestes a viver muitas aventuras e ter um final feliz (ou não!). 

Às 8:00 da manhã já estávamos na porta do Ibis Hotel esperando o ônibus que nos deixaria no aeroporto. Ele saiu cheio e o trajeto levou cerca de 9 minutos. 

Aeroporto Internacional Schiphol Amsterdam Holanda
Aeroporto Internacional Schiphol

Estação de trem de Haarlem Holanda
Estação de trem de Haarlem

Estação de trem de Haarlem Holanda
Estação de trem de Haarlem

Estação de trem de Haarlem Holanda
A romântica estação de trem de Haarlem

Estação de trem de Haarlem Holanda
Estação de trem de Haarlem - café da manhã

Estação de trem de Haarlem Holanda
Estação de trem de Haarlem - café da manhã
No Aeroporto Internacional Schiphol, nós compramos bilhetes de trem nas máquinas que aceitam dinheiro (há aquelas que só aceitam cartão de crédito local e também há bilheterias), 4 euros cada ticket, cada trecho. Mais ou menos meia hora depois chegávamos na estação de Haarlem.

A estação à primeira vista parece meio deprimente, meio suja, mas dura somente um rápido piscar de olhos. Francamente ela é um maravilhoso e charmoso exemplar de uma antiga estação.


A primeira estrada de ferro da Holanda liga Amsterdam a Haarlem e foi inaugurada em 1839. Cerca de três anos depois a Haarlem Station foi construída. Ganhou sua atual aparência Art Nouveau após uma reforma no início do século XX. 

Na estação tomamos café da manhã: macchiato (1,75) sanduíche de queijo (3,00 euros), framboesa (3,00 euros), comprados no Albert Heijn. Comemos na própria estação, em um banco duro, em frente aos trilhos do trem. Para mim, aquele momento foi pura poesia!

Haarlem O que visitar na Holanda
Haarlem

Haarlem O que visitar na Holanda
Haarlem

Haarlem cidades na Holanda
Haarlem

Haarlem cidades para visitar na Holanda
Haarlem

Haarlem cidades para visitar na Holanda
Haarlem

Haarlem cidades para visitar na Holanda
Haarlem

Haarlem cidades para visitar na Holanda
Haarlem

Haarlem
Haarlem - estacionamento de bicicletas
Haalem é adorável! Ademais, ela é escancaradamente, despudoradamente linda! Não obstante os canais e a arquitetura familiares, ela lembrou-me muito pouco Volendam ou mesmo Edam, cidades que visitamos no dia anterior.

Capital financeira da Holanda do Norte, ela é a oitava maior cidade do país. Apesar de ter várias indústrias, Haarlem em nada lembra uma cidade industrial.

Tornou-se cidade no século XIII e sobreviveu a saques praticados pelos espanhóis e uma série de incêndios, mas não sem forte impacto financeiro. Demorou mais de um século para que Haarlem se reerguesse e voltasse a prosperar. No entanto, não perdeu seu ar de cidade pequena, charmosa.

Os edifícios me pareceram mais monocromáticos, mais largos também. As árvores já mostravam as apaixonantes cores de outono, minha estação do ano favorita, que me endereça a renovação, transformação. Gosto de mudanças.

Claro que aqui também as bicicletas são onipresentes: como meio de transporte e como motivo decorativo da cidade. Não foi preciso esforço algum para que eu me sentisse em casa, absolutamente confortável caminhando pelas ruas em direção ao Corrie ten Boomhuis, nossa primeira visita em Haarlem. 

Na próxima publicação, eu conto tudo sobre este lugar que merece nossa atenção.