quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

O GROTE Markt de HAARLEM e seus séculos de existência:

Grote Markt Haarlem Holanda
Grote Markt
Deixamos Corrie ten Boom e sua impactante e emocionante história para trás e seguimos para o icônico Grote Markt para nos misturarmos à poeira secular de seu solo.

Nessa praça vibra o coração de Haarlem, onde moradores e turistas se encontram e onde há um ir e vir constante de pessoas: caminhando ou em bicicletas. Aos sábados e as segundas-feiras acontece o mercado de rua, a feira, onde muitos moradores fazem as suas compras. 

Grote Markt O que visitar na Holanda Haarlem
Caminhando pelo Grote Markt

Grote Markt O que visitar na Holanda, Haarlem
Grote Markt
O Grote Markt mudou muito pouco ao longo dos séculos. Antigamente, por exemplo, os transeuntes pisavam em solo de terra batida. Hoje caminhamos por charmosas pedrinhas retangulares em discretas cores que combinam com os edifícios em volta da praça.

A arquitetura antiga dos prédios é belíssima. Quando ali estivemos, era outono e a temperatura estava agradavelmente fria. O Grote Markt estava movimentado com gente atravessando em todas as direções e nós gastamos um tempo ali, só caminhando, observando, absorvendo. 

Grote Markt O que visitar na Holanda Haarlem
Grote Kerk no Grote Markt

Grote Markt O que ver em Haarlem Holanda
Prefeitura de Haarlem - Grote Markt

Grote Kerk, o Vleeshalo e o Verweyhal no Grote Markt O que ver em Haarlem Holanda
Grote Kerk, o Vleeshal, e o Verweyhal no Grote Markt

Grote Markt o que ver em Haarlem na Holanda
Laurens Janszoon Coster no Grote Markt
Em torno da praça há cafés e restaurantes com mesas ao ar livre e prédios históricos de peso como a igreja gótica – Grote Kerk, construída entre os séculos XIV e XV e o prédio da prefeitura – Stadhuis - que data do século XVII.

A primeira menção à igreja que se tem notícia, é do século XIV, mas a sua estrutura de madeira pegou fogo neste mesmo século. Apenas no século XVI tornou-se catedral. É uma igreja protestante. Händel e um Mozart de apenas 10 anos de idade tocaram na Grote Kerk.

Também no Grote Markt estão o Verweyhal (Museu de Arte Moderna), antigo clube de cavalheiros, construído no século XIX e o Vleeshal, local onde funcionava o mercado de carnes da cidade (Exibições temporárias e arte contemporânea) - século XVII. O prédio Hoofdwacht, do século XIII era onde a guarda civil se reunia. 

Na praça encontramos ainda a estátua de Laurens Janszoon Coster, um sacristão que viveu em Haarlem no século XV, a quem se atribui a invenção da imprensa, embora atualmente haja dúvidas quanta a este fato. Ainda assim, sua estátua está ali desde a segunda metade do século XIX. 

Grote Markt O que ver em Haarlem Holanda
Grote Markt de Gerrit Berckheype 

Grote Markt O que ver em Haarlem Holanda
Fim de tarde Grote Markt

Grote Markt o que ver em Haarlem Holanda
Café Studio
Gênios da pintura durante variados séculos imortalizaram o Grote Markt, a exemplo de Gerrit Berckheype (Haarlem, 1638 – 1698) e seu Grote Markt of Haarlem de 1693, hospedado na Galleria Uffizi de Florença.

Esses belos quadros nos dão a dimensão do quanto o Grote Markt foi preservado e conservado com o passar dos anos, mudando apenas um bocadinho da nada, e acho isso simplesmente fantástico!

Mas, apesar de sua velhice, a atmosfera local é jovem e vibrante. Moderna e alegre. Foi aqui que nós nos despedimos de Haarlem, depois de vermos outras coisas pela cidade, jantando no Café Studio, em uma mesa ao ar livre - Grote Markt 25, onde comemos sanduíches e dissemos adeus a cidade.