quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Quanto CUSTA viajar?


Se tem uma coisa que deixa qualquer viajante em apuros, suando frio, é o cálculo do custo de uma viagem. Por mais experiência que tenhamos, este quesito sempre demanda certa apreensão, até porque para a maioria de nós, pobres mortais, dinheiro não anda sobrando.

Eu costumo praticar a seguinte conta em minhas viagens: 100 dinheiros por dia, o que significa 100 dólares para países como Japão e pela América do Sul, 100 euros pela Europa, 100 libras no Reino Unido e por aí vai.

Essa conta vale para hospedagem, transporte, alimentação e atrações. Passagem aérea não está incluída. Tenho que dizer que tem funcionado e que nunca passei aperto.

Meu estilo de viajante é econômico e raramente faço compras.

Site quanto custa viajar
Site quanto custa viajar
Em minhas andanças pela internet e blogs de viajantes acabei conhecendo o site "quanto custa viajar" e resolvi testá-lo confrontando os dados colhidos em minha viagem de cinco dias para Nuremberg na Alemanha, com os gastos propostos pelo site. 


Cadastrei-me, escolhi meu estilo de viajante, a cidade, a quantidade de dias e rapidamente, em segundos, ele me deus os valores por dia de acordo com cada item, o total por dia e ao final da viagem.

Fiz então a comparação com os meus gastos na cidade alemã e o resultado foi muito próximo do apresentado pelo site. Claro que a conta final em reais depende da variação do câmbio e do valor da passagem que comprei bem abaixo do valor proposto pelo "quanto custa viajar".

Abaixo, os meus gastos:

Hospedagem: R$724,00 reais;

Transporte: R$21,00 reais;

Alimentação: R$342,80 reais;

Atrações: R$108,00 reais;

Passagem aérea: R$2.000,00 reais.

Total nos cinco dias: R$3.195,00 reais

Evidente que isso é apenas uma estimativa, mas acho que o site funciona direitinho e pode ajudar bastante a nós viajantes.

Eu usei o câmbio a R$4,00 reais que foi mais ou menos quanto ele estava valendo na época em que visitei Nuremberg. Hoje está mais baixo e, portanto a viagem sairia mais barata.

Outro ponto a ser considerado: sem contar a passagem, a conta fecha em cerca de 60 euros por dia, bem abaixo dos 100 euros que costumo usar em meu planejamento de viagem e por esta razão, posso viajar tranquila, sem me preocupar em passar perrengue porque o dinheiro acabou. 

Além disso, o dinheiro que sobra em uma viagem, ajuda no planejamento da viagem seguinte.

O site ainda tem outro atrativo: cita os principais pontos turísticos da cidade pesquisada.