quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

EXPLORANDO Haarlem - a ponte LEVADIÇA e o icônico MOINHO:

Saímos do Frans Hals Museum – eu fiquei encantada com suas obras – e seguimos para as margens do rio Spaarne em busca da ponte levadiça e do icônico moinho. Haarlem precisa de tempo para ser explorada, pois é uma cidade de muitos e pequenos detalhes.

Além disso, ela é uma cidade ótima para caminhar, especialmente durante o outono, onde as temperaturas são agradáveis. O céu estava cinza, mas não choveu. As ruas são bem cuidadas e bem sinalizadas.
Haarlem, Holanda, o que fazer
Caminhando pelas ruas de Haarlem
O caminho até lá nos permitiu descobertas: apesar de as construções não nos deixarem esquecer que estamos na Holanda, elas carregam particularidades, seja nas cores, no tamanho ou nos enfeites colocados por seus moradores.
Talvez por ainda ser uma cidade industrial, Haarlem tenha uma atmosfera mais cosmopolita que outras cidades que visitei anteriormente como Edam e Volendam, dentro claro, dos parâmetros holandeses, que é um país pequeno.
Ou talvez essa sensação se deva a invasão de imigrantes após a Segunda Guerra Mundial, que ajudaram a reconstruir uma Haarlem destruída pelos alemães. Os ten Boom socorreram e protegeram muitas pessoas, mas milhares foram enviados aos campos de concentração nazi ao longo da guerra e cidades holandesas foram invadidas.
Haarlem e o rio Spaarne

Os barcos de passeio no rio Spaarne

O que fazer em Haarlem
O rio Spaarne sob vários ângulos
O rio Spaarne já foi a veia principal da economia da cidade. Na idade média Haarlem era próspera, o centro de grandes indústrias têxteis, estaleiros e fábricas de cerveja e os navios eram cobrados para trafegar pelo Spaarne.
Durante o Cerco de Haarlem, no século XVI, que aconteceu quando os Países Baixos estavam em guerra contra Espanha (Guerra dos Oitenta Anos), a cidade resistiu bravamente por sete meses, até que caiu. Muitos defensores foram afogados no rio. Hoje, entretanto, ele é usado mais para passeios de barco por visitantes da cidade que a querem ver de outra perspectiva.
A arquitetura nas duas margens do Spaarne é bonita, com edifícios mais larguinhos dos que os que eu observei no centro. A tonalidade é a mesma, terral, mas está longe de ser monocromática.
O que fazer em Haarlem Holanda
O rio Spaarne visto da ponte levadiça

A ponte levadiça vista de longe e por dentro
Ligando as duas margens do rio Spaarne nós encontramos uma ponte levadiça, exclusiva para ciclistas e pedestres, branquinha e charmosa, chamada Gravestenenbrug, em total harmonia com seu entorno. Do lado sul da ponte está o ponto de embarque dos barcos que passeiam pelo rio.
Atravessamos a ponte, de onde temos uma linda vista do Spaarne e suas curvas ziguezagueando suavemente entre as duas bordas de Haarlem e fomos até o Moinho De Adriaan (Molen De Adriaan).

Haarlem Holanda o que fazer
O moinho De Adriaan

O que fazer em Haarlem Holanda
Hoje o moinho é um museu cuja visita nos explica sobre o seu funcionamento, além de nos proporcionar um panorama de Haarlem e seu centro histórico, de 12 metros acima do solo.

O moinho que vemos hoje é uma réplica do original construído em 1778 que pegou fogo em 1932, sendo reaberto 70 anos depois de ser recuperado em um esforço coletivo dos cidadãos de Haarlem para conseguir dinheiro. No passado ele já foi usado para moer tabaco e milho.

Eu queria muito visitar e conhecer toda a história desse ícone holandês, mas infelizmente ele não estava aberto quando lá chegamos. Uma ótima desculpa para voltar a Haarlem algum dia desses!

O que fazer em Haarlem, Holanda
Começamos a nos despedir de Haarlem

Haarlem Holanda, O que fazer
Até qualquer dia Haarlem
Assim, nós encerramos nossa visita a esta belíssima cidade. Voltamos caminhando para o Grote Markt, onde jantamos sanduíches no Café Studio (Grote Markt 25) em uma mesa ao ar livre.

De lá, regressamos ao nosso ponto de chegada, a Centraal Station, para voltarmos para Amsterdam, onde estava nossa base.

Confesso que deixei a capital da Holanda do Norte para trás sem vontade alguma. Ainda havia tanto a explorar! Mas o dia começava a dizer adeus e os pontos turísticos já estavam fechados.

Apesar de estar há apenas 20 quilômetros da capital do país, considero uma boa ideia ficar uma ou duas noites hospedados na cidade. Aprendi em minhas andanças pelo mundo a aproveitar as pequenas cidades e a não subestimá-las como fiz com Haarlem, nesse outono de 2013.

Haarlem, Holanda, o que fazer
Lugares por onde andamos em Haarlem