terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Câmara MUNICIPAL (PAÇO do Concelho) na esplendorosa Avenida dos ALIADOS, Porto, Portugal:

O que fazer no Porto, Portugal

Acordamos cedo para iniciarmos nossa jornada de exploração do Porto em nosso segundo dia de viagem. Tomamos apenas um café preto no Quiosque Arcádia no Shopping Campus onde estava localizado o Ibis São João, nossa casa naqueles dias na cidade.

A ideia era tomarmos café da manhã no centro e, portanto pegamos a linha amarela do metrô, para a Avenida dos Aliados. A viagem levou cerca de 10 minutos.

Logo na saída do metrô, um homem, aparentando meia idade, me ofereceu maconha, a poucos metros de policiais, quase em frente a Câmara Municipal. Demorei a reagir, pelo inusitado de cena. Quando recusei, ele ainda me acompanhou por uns metros, mostrando o produto e insistindo.

Eu já tinha lido sobre isso, antes de viajar, mas não achei que fosse presenciar. Em nossos dias em Lisboa, isso se tornou tão comum que eu aprendi a lidar com eles, recusando firmemente e seguindo em frente.

O que fazer no Porto, Portugal
Câmara Municipal

O que fazer no Porto, Portugal
Paço do Concelho e sua linda fachada

O que fazer no Porto, Portugal
Os belos detalhes do Paço do Concelho
Fomos em direção ao belíssimo e clássico edifício da Câmara Municipal do Porto, o Paço do Conselho, sede da administração da cidade, construído no início do século XX, como parte do plano de expansão.

A sua fachada possui muitos elementos como a torre de 70 metros que abriga um relógio e muitas esculturas ligadas às diversas atividades exercidas pela gente do Porto como vinicultura, indústria e navegação.

Além disso, o Paço do Conselho parece ter sido bordado à mão, o que confere ainda mais beleza ao prédio que reina soberano sobre a Praça do General Humberto Delgado e a requintada Avenida dos Aliados. 

O que fazer no Porto, Portugal
Paço do Concelho

O que fazer no Porto, Portugal
A entrada do Paço do Concelho

O que fazer no Porto, Portugal
O maravilhoso teto da entrada principal do Paço do Concelho

O que fazer no Porto, Portugal
A Praça do General Humberto Delgado com a Avenida dos Aliados às minhas costas

O que fazer no Porto, Portugal
A estátua de Almeida Garrett na Praça do General Humberto Delgado olhando a Avenida dos Aliados
Entramos e encontramos um belíssimo átrio que fez jus à fachada, com suas arcadas, lustres e delicadas pinturas no teto. “Antiga muito nobre sempre leal e invicta cidade do Porto” – podemos ler na entrada principal.

Há visitas guiadas para conhecer o interior e um pouco da história desse expressivo prédio da cidade do Porto todo primeiro domingo do mês, mediante agendamento prévio, no próprio Paço do Conselho. Minha lista de razões para voltar ao Porto só aumenta. 

Em frente à Câmara Municipal, está a estátua do famoso escritor português Almeida Garrett (1799 – Porto a 1854 – Lisboa) na Praça do General Humberto Delgado. 

O que fazer no Porto, Portugal
A Avenida dos Aliados com o espelho d´água e a Câmara Municipal

O que fazer no Porto, Portugal
A mui elegante Avenida dos Aliados

O que fazer no Porto, Portugal
Os edifícios que margeiam a Avenida dos Aliados tornando-a elegante
Atravessando a praça, entramos na esplendorosa Avenida dos Aliados, que comemorou 1 século de existência em Fevereiro de 2016. Aí, estavam localizados à época os bancos e jornais da cidade transformando esta elegante avenida em ponto de encontro da sociedade Portuense.

Há um espelho d´água ornamentando o largo calçadão que é margeado por prédios grandiosos, clássicos e imponentes, com cúpulas, muitas janelas e interessantes quinas arredondadas, em tonalidade próxima ao terral. São esses prédios que ainda hoje conferem à Avenida dos Aliados sedução e refinamento. 

Estão localizadas nesse espaço também, duas esculturas de Henrique Moreira: Meninos, onde três meninos seguram juntos uma taça com flores e frutos representando a abundância e Menina Nua onde uma garota nua está sentada sobre um pedestal do qual quatro caras jogam água para um pequeno tanque.

A sensação, ao caminharmos pela Avenida dos Aliados, é de voltar ao início dos século passado, aquele que vemos em tantos filmes e que quase sempre me remete a uma atmosfera de lirismo e certo romantismo. Depois de visitarmos um pretérito mais distante, ali pela área da Ribeira, foi uma delícia olhar para trás, mas identificarmos os elementos então presentes.

O nome da avenida é uma homenagem aos países aliados da Primeira Guerra Mundial. Em 1982 o Papa João Paulo II celebrou missa desde o Paço do Concelho em sua primeira visita à Portugal.

É facilmente perceptível como nessa parte da cidade, mesmo estando colada com a Estação de São Bento e muito próxima da Torre dos Clérigos e não muito distante do Cais da Ribeira, ela já tem outra aparência, outra energia. 

O que fazer no Porto, Portugal
Avenida dos Aliados

O que fazer no Porto, Portugal
Café Guarany

O que fazer no Porto, Portugal
Café Guarany

O que fazer no Porto, Portugal
Café Guarany
É na Avenida dos Aliados que está o mui famoso Café Guarany, inaugurado em 1933. O nome é uma homenagem aos índios que habitaram o Brasil, Uruguai e Paraguai. Além disso, faz referência ao nosso país que no século XX foi o primeiro produtor mundial de café.

O Guarany surge numa época em que os cafés cada vez mais viram palco de debates políticos e de ideias, de transações comerciais e encontros de intelectuais. Contudo, para atravessar do século XX para o XXI, precisou se reinventar. Fez isso com maestria, sem abandonar suas raízes e o que vemos hoje é um lugar que tem a cara da Avenida dos Aliados, centenário, sem, no entanto perder o frescor.

O seu interior é muito atraente em sua simplicidade. Nós não entramos porque naquele dia tínhamos outro destino para o nosso café da manhã. Arrependo-me, entretanto de não ter tomado ao menos um expresso, para sentir um pouco da atmosfera efervescente das primeiras décadas do século passado.