domingo, 12 de fevereiro de 2017

Rua da ALFÂNDEGA e a Casa do INFANTE, Porto, Portugal:


O que fazer no Porto, Portugal - Rua da Alfândega

Dando seguimento às nossas andanças pelo Centro Histórico do Porto, deixamos para trás o Cais da Ribeira pela Rua da Alfândega.  O nome da rua deve-se ao fato de aqui ter funcionado por mais de 500 anos a Alfândega do Porto.

Ela operava em um dos prédios mais antigos da cidade, datando do século XIV, onde se acredita ter nascido o Infante Dom Henrique, umas das figuras mais ilustres da história portuguesa, por ter exercido papel fundamental na era das grandes descobertas. 

O que fazer no Porto, Portugal - Rua da Alfândega
Rua da Alfândega - Casa do Infante à esquerda da foto
Não há provas definitivas que comprovem se o Infante nasceu aqui realmente, mas fato é que a casa, onde hoje funciona um museu, chama-se Casa do Infante. De fachada sóbria, sofreu diversas alterações ao longo dos séculos para ir acomodando as necessidades presentes.

O museu possui 3 pisos que abrigam exposições sobre as atividades alfandegárias ao longo dos anos, além de ruínas e vestígios romanos encontrados durante escavações arqueológicas na década de 90 do século passado.

Nós tentamos visita-lo mais de uma vez, mas não foi possível, uma vez que horários em Portugal são apenas lendas: eles não funcionam para minha completa frustração.

Em teoria, o horário de funcionamento é: terça a domingo das 09:30 às 13:00 e de 14:00 às 17;30 com um custo de 2,20 euros, sendo gratuito aos domingos.


O que fazer no Porto, Portugal - Rua da Alfândega
Rua da Alfândega - Rio Douro ao fundo

O que fazer no Porto, Portugal - Rua da Alfândega
Rua da Alfândega
A Rua da Alfândega, margeada por belíssimos casarões, é curta, larga, enladeirada, e recorrendo a um inevitável clichê, linda. Do topo, conseguimos avistar uma nesga do Rio Douro e um pedacinho de Vila Nova de Gaia.
Esse conjunto é suficiente para imprimir em almas simples como a minha um mundo inteiro de paixões. Aqui, Porto já começa a mudar de fisionomia, provando que tem muitas caras.


O que fazer no Porto, Portugal - Rua da Alfândega
Placa de rua
Ainda na Rua da Alfândega, encontramos a Portosigns, uma loja de produtos bem a cara do Porto: lindas bijuterias e muitos outros objetos feitos em cortiça, material tão típico da cidade, além de belíssimos desenhos do Porto, entre uma infinidade de outras peças. Eles se orgulham em dizer que todos os produtos são genuinamente portugueses.

Situa-se aí também uma oura loja super simpática, comprida e ampla, com muitos itens turísticos, chamada Prometeus. Aqui eu comprei um lindo anel que lembra vagamente um azulejo português. 

Uma curiosidade que encontramos constantemente no Porto refere-se às placas que identificam as ruas da cidade. Abaixo do nome atual podemos ver o antigo nome do lugar em questão, além do século de sua construção. 

Por fim, quero dizer que esta charmosa rua liga o Cais da Ribeira à Praça do Infante Dom Henrique, nosso próximo destino naquele primeiro dia no Porto. Assunto para outro momento.