terça-feira, 11 de abril de 2017

Aqui NASCEU Portugal, Guimarães, Portugal:

Aqui Nasceu Portugal, Guimarães

Guimarães é uma velha e charmosa cidade de mais de um milênio de existência e que teve papel importante na constituição das fronteiras portuguesas, sendo por essa razão também conhecida como “O Berço da Nação Portuguesa”, pois aqui teria nascido o primeiro rei de Portugal.

Como muitas situações acontecidas em longínquos anos, o nascimento de Afonso Henriques também possui controvérsias e há quem afirme que ele pode ter nascido em Viseu ou Coimbra. Muito menos há consenso sobre a data exata de seu nascimento, apenas que foi no século XII. 

Aqui Nasceu Portugal, Guimarães
Guimarães

Aqui Nasceu Portugal, Guimarães
Guimarães
Fato é, que Dom Afonso Henriques partiu de Guimarães para conquistar as terras antes dominadas pelos mouros, dando início a composição de Portugal que carrega consigo esta particularidade: é o país europeu com fronteiras mais antigas e pouco modificadas ao longo dos séculos.

No século X a Condessa Mumadona fundou em suas terras um convento. Em torno deste surgiu um povoado que ficou conhecido como Vila de Baixo. Para proteger a vila, a Condessa ordena então a construção do Castelo de Guimarães em uma colina. Está aí o nascimento da Vila de Vimaranes.

Nas antigas muralhas de defesa da cidade encontramos a referência histórica de que “Aqui nasceu Portugal”. Foi cá, neste local, que nós começamos a visitar o presente e o passado dessa cidade velha, mas cheia de jovialidade.

Nesse pedaço, chamado Alameda S. Dâmaso, transformado em bosque urbano, vemos belo casario colorido que parece seguir o contorno das antigas muralhas, arredondando-se aqui e acolá. Soube que passou por recauchutagem recente. 

Aqui Nasceu Portugal, Guimarães
Largo do Toural
Não exploramos muito o local, ao contrário, seguimos logo para o Largo do Toural, uma das praças principais de Guimarães, sendo criada lá pelo século XVII. Era um espaço destinado à venda de bois e outras mercadorias e ficava fora das muralhas da cidade.

Os belos casarões que circundam a praça são do século XVIII quando o Toural começou a ser reformulado e renovado. É também dessa época a Basílica de São Pedro que se destaca no Largo. 

Aqui Nasceu Portugal, Guimarães
Basílica de São Pedro
É uma igreja pequena, cujo teto é dono de uma azul suave e o altar-mor me remeteu a caixas empilhadas. Estava lotada por causa da missa e por conta disso não pudemos circular para ver melhor os detalhes.

No Largo do Toural também encontramos muitos restaurantes e cafeterias com aquela cara de velho e familiar. De antigo e acolhedor. De atraente e interessante.

Apesar da vontade de tomar mais um café e experimentar mais um doce português, seguimos em frente, pois dessa vez o tempo estava girando acelerado e havia muita coisa que queríamos ver em Guimarães.