domingo, 23 de abril de 2017

MERCADOS na Renânia do Norte-VESTFÁLIA, Alemanha:

Mercados na Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha

Sim, como a maioria das pessoas, eu também adoro perambular por mercados, mundo afora. As razões são variadas: às vezes, cansados de caminhar o dia inteiro, em vez de buscar um restaurante, vamos atrás de um mercado que nos ofereça comida pronta para comermos no conforto do hotel, com as perninhas fadigadas estendidas confortavelmente para o alto. 

Por vezes queremos apenas visualizar as cores, sentir os aromas, muitas vezes misturados, agradáveis ou não, enquanto caminhamos por corredores estreitos, nos misturando aos turistas e moradores. Nesses, eu gosto de ir cedinho, quando a cidade está acordando.

Aí tanto faz se funcionam ao ar livre ou se estão encerrados em alguma grande estrutura. Muitos deles têm origem na idade média, quando mercados eram também pontos de encontro. Alguns são mais gourmetizados, outros mais simples. Não importa! Todos eles me atraem.

Há ainda aqueles momentos em que gosto de perambular entre as gôndolas dos mercados mais tradicionais, de grandes redes. Não importa se são supermercados ou minis.

O que eu me encanta nesses casos é descobrir através de produtos, um pouco mais sobre a cultura local, sobre o que aquela população consome, tanto em termos alimentícios quanto de higiene, e coisas para casa, dentre outros itens.

Além disso, gosto de ver como ficam nomes, lay outs e design de marcas que vendem aqui no Brasil também e claro, ver se tem alguma novidade que ainda não aportou (algumas nunca chegam) em terras brasucas.

Enfim, mercados quase sempre estão em minha rota como turista e gasto quase sempre um par de horas fuçando, remexendo e algumas (raras) vezes comprando também. 

Mercados na Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha
Unidade da DM em Bonn, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha 
Assim que na Renânia do Norte-Vestfália (Alemanha), muitas vezes nos pegamos vagando pela DM Drogarie Market, que apesar do nome, não é farmácia no sentido que entendemos no Brasil, ou seja, não vende remédios.

A DM tem mais de 1.800 lojas na Alemanha em vários endereços. As lojas variavam de tamanho e estilo. Nas gôndolas encontramos comida: produtos gluten free, sem lactose, alimentos orgânicos, nutrição esportiva, apenas para citar alguns.

Achamos ainda material para casa e para higiene pessoal (itens masculinos e femininos), maquiagem, cosméticos, coisas para bebês e para pets dentre outras muitas coisas. A variedade é boa. 

Mercados na Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha
Creme hidratante para o corpo: perfeito

Mercados na Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha
Giletes: durou mais que algumas marcas compradas no Brasil
Além de vender marcas tradicionalíssimas como Nivea, L’Oreal Paris, Schwarzkopf (as ampolas de cremes para cabelo são bárbaras), Garnier, Maybelline, Max Factor e outras tantas, a DM ainda possui marca própria.

Eu me apaixonei pela Balea, com variedade grande de produtos, que são uma combinação excelente de qualidade e custo baixo (baixo de verdade!). Eu comprei alguns produtos Balea (hidratante corporal, gilete e ampola de creme para o cabelo) e não me arrependi! Além da qualidade, o preço estava ótimo, mesmo com o real desvalorizado em relação ao euro.

Inclusive sobre esse quesito, vários produtos de higiene pessoal básicos que, tanto eu como Léo, consumimos no Brasil e costumam ser caros por aqui (como nosso país está caro!), na Alemanha estavam com um valor significativamente inferior, o que valeu (e muito) a compra. Foram meses de economia na volta para casa.

Além disso, é possível encontrar na DM vários artigos em miniatura, o que é excelente para viajantes que gostam de malas compactas como eu. 

Salve este texto no seu Pinterest:


MERCADOS na Renânia do Norte-VESTFÁLIA