terça-feira, 23 de maio de 2017

De GUIMARÃES ao Porto, Portugal:

De Guimarães ao Porto

Deixamos Porto em uma manhã chuvosa e fria de sábado com destino a cidade de Guimarães para passarmos o dia. Experimentamos bons momentos na cidade Berço da Nação Portuguesa e no início da noite tomamos o trem de volta ao Porto.

Diferente do trem que nos deixou em Guimarães, aquele que nos levou de volta ao Porto seguiu lotado e barulhento. Cansada, a sensação que eu tive foi de que não chegávamos nunca, ainda mais que ele parou em muitas estações ao longo do caminho, mas a viagem durou pouco mais de 1 hora, o mesmo que no sentido inverso.

Alguns adolescentes locais da região tentaram dar um golpe dizendo que não sabiam que o cartão estava descarregado. Tentaram passar uma conversa no ferromoço, mas não colou. Gentilmente ele deu uma bronca na molecada e os fez pagar na hora pelos bilhetes.

Tanto na ida quanto na volta, precisamos apresentar as passagens ao ferromoço. As nossas, ganhamos na Feira da Maratona do Porto, mas é muito tranquilo comprar na Estação de São Bento no Porto, pouco antes do embarque. Vimos muitos passageiros fazendo isso. 

A minha sugestão é que junto com o bilhete de ida, o de volta já seja comprado no Porto, pois em Guimarães as bilheterias já estavam fechadas no horário em que pegamos o trem naquela noite de sábado. Um rapaz que precisava comprar a passagem foi orientado por uma portuguesa a ir a algum outro lugar que não era a estação.

Ainda na Estação de São Bento, é bom confirmar o último horário do trem que sai de Guimarães com direção ao Porto. Outra coisa é saber a que tipo de trem seu bilhete dá direito. 

De Guimarães ao Porto
Uma massa no Mille Paste
Encontramos Porto gelada, chuvosa e ventando bastante. Tomamos o metrô de volta para o hotel, onde jantamos uma massa no Mille Paste, na praça de alimentação do Shopping Campus, onde ficava o Ibis Hotel, nossa hospedagem no Porto. 

Estava gostosa! Assim, exaustos e satisfeitos, encerramos mais um maravilhoso dia em Portugal, apenas nosso terceiro no país. Ainda tínhamos muito o que  ver e viver nessa viagem. 

Você pode salvar este texto no seu Pinterest:


De Guimarães ao Porto