Palacio de Bellas Artes - uma joia de Mexico DF

Palacio de Bellas Artes

David Alfaro Siqueiros

Diego Rivera

Jose Clemente Orozco

Palacio de Bellas Artes por dentro

Vista aerea do Palacio de Bellas Artes

O Palacio de Bellas Artes é um dos prédios mais bonitos de Mexico DF. Parece uma joia solitária. Chegamos até ele caminhando pela av. Juarez. E ele se mostrou para nós, lindo, imponente, sem o menor pudor. Ele deveria ter sido concluido em 1908, mas diversos problemas atrasaram sua construção, incluindo problemas no terreno e a Revolução Mexicana de 1910. Seu término deu-se somente em 1934.

Eu estava ansiosa para entrar no museu (além do museu funciona também um restaurante, um teatro, uma lojinha cheia de lindos souveniers e uma livraria) porque havia me apaixonado por um mural de Orozco, no prédio da prefeitura de Guadalajara e sabia que ali havia muitos murais de outros muralistas como Diego Rivera, o marido de Frida Kahlo.

Entramos e por dentro o Palacio era tão bonito quanto por fora. A entrada nos custou $35.00 (cerca de R$4,70) e mais $30.00 (cerca de R$3,00) para tirar fotos. A recordação valia o preço. Ainda no térreo, não conseguia fechar a boca. Que lugar lindo! Os murais estavam espalhados pelas paredes do primeiro e segundo pisos. Começamos pelo topo, por Rivera, passamos por Orozco, por Siqueiros e por outros muralistas. O tempo foi embora que nem nos demos conta, pois é muito fácil se perder na imaginação dos muralistas. Ideais, sentimentos, personagens de diversos momentos da história mexicana, estavam eternizados naquelas pinturas, cheias de detalhes, de vida, de força. Sofrimentos, alegrias e protestos. Estes artistas compartilharam tudo isso com as gerações futuras. 

Os Murais são muito intensos, e não é nada difícil perder-se neles, sentar em frente a eles, e entrar naquele mundo, esquecendo-se do resto. É uma visita imperdível e vale cada segundo que passamos ali.

E no final do dia, a praça em que o Palacio está situado fica repleto de gente que se encontra após o trabalho ou a escola, jogando conversa fora, passeando. 

Palacio de Bella Artes - av. Juarez s/n, col. Centro Histórico, delegación Cualhtemoc. Para chegar de metrô, use a linha Bellas Artes. Abre de Terça a Quinta: 10:00 às 17:00 e de Sexta a Domingo de 10:00 às 20:00.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Solís no coração de Montevideo

CORRENDO até o Ahu VINAPU, Ilha de Páscoa, Chile

LACOCK, uma viagem de alguns SÉCULOS, Inglaterra: